Black friday: faça 4 coisas antes da sua empresa participar

A famosa black friday ou “sexta-feira negra”, ocorre sempre um dia após o feriado de ação de graças nos Estados Unidos, na quarta sexta-feira do mês de novembro. A primeira vez que a Black Friday ocorreu no Brasil foi em 28 de novembro de 2010, de lá para cá, se tornou um evento de vendas “carimbado” no calendário do varejo.

As empresas buscam na black friday a oportunidade de aumentar o seu faturamento, visto que, este dia tornou-se a segunda melhor data para o varejo, atrás apenas do Natal. E o que se iniciou com um período de mega promoções no comércio eletrônico, se expandiu para lojas físicas e diversos segmentos da economia. 

Portanto, se você possui uma empresa e tem a intenção de realizar promoções na black friday ou já participou em edições anteriores, continue a leitura porque listamos aqui 4 pontos que podem contribuir para uma black friday de sucesso.

Análise e Preparação 

Para empresas que já participaram em edições anteriores, se faz importante analisar como foram os resultados nos eventos anteriores. Busque identificar pontos positivos e negativos, como por exemplo, qual seção ou linha de produtos que melhor performaram?, quais foram os canais de venda que tiveram melhor desempenho? Como melhorar o índice de satisfação dos clientes? Entre outros…

Quando se trata da primeira participação, o procedimento deve ser iniciado através de uma pesquisa sobre seu nicho, quais são as intenções de compra do seus clientes, quais os canais e os processos utilizados para atender a demanda, eles preferem ir na loja ou comprar online? 

Em ambos os casos, se a empresa utilizar o e-commerce como um dos canais de venda, fique atento a capacidade da plataforma de e-commerce em atender a demanda, para que se porventura o site vier a sair do ar, você tenha o suporte adequado. Geralmente você encontra mais informações sobre este procedimento no contrato com seu provedor de serviço.

Vale destacar também a segurança do e-commerce como um item primordial, fique atento, pois pessoas mal intencionadas poderão se aproveitar deste período para tentar aplicar golpes por conta do grande volume de pedidos.

Tanto para o e-commerce quanto para loja física tem outra questão que não pode ser esquecida é a preparação de vendedores ou atendentes para esclarecimento de dúvidas, sejam elas de produtos, formas de entregas ou pagamento. 

Lembre-se que você poderá ter um volume muito grande de clientes, e problemas são passíveis de ocorrer, portanto, preparar um processo ou ter um sistema de atendimento ao consumidor ou SAC é necessário não só para black friday. 

Planejamento

Como você pôde observar no tópico anterior, planejar é preciso, de nada adianta você abrir às portas da sua loja, divulgar seus produtos no e-commerce ou redes sociais, sem um plano para atender seus clientes através de uma logística eficiente.

Geralmente fornecedores, correios e transportadoras costumam ter uma sobrecarga na demanda, por isso, é importante ter alternativas e garantir que sua logística funcionará caso ocorra alguma adversidade.

Planejar quais são os item que entrarão em promoção através da sua curva ABC de estoque é uma estratégia que funciona muito bem e pode ajudar a desafogar o estoque, aumentar o faturamento e as margens de lucro da empresa.

Mas um ponto importante é não cair na guerra de preços, e acabar tendo prejuízo em busca de fidelizar clientes. Para grandes empresas isto pode ser viável, mas para operações menores pode ser um desastre.

Antes de pensar em fazer uma estratégia agressiva, avalie sua margem de lucro, saiba que além do custo da mercadoria, sua empresa tem custo de armazenagem, custo de transporte, talvez até um processo de logística reversa.

Por isso, encare o planejamento como uma questão essencial, para ter sucesso no dia da black friday.

Estratégia de Marketing

A enorme concorrência na black friday vai exigir da sua empresa um investimento em marketing, e se você não sabe como preparar esta estratégia e como investir em marketing digital por exemplo, é importante contratar os serviços de um consultor de marketing ou uma agência de propaganda e marketing.

Infelizmente deixar isto para última hora pode não funcionar tão bem, mas na black friday a quantidade de anúncios é brutal; e a velha máxima “quem não visto não é lembrado” ainda é válida. Então busque auxílio de um especialista porque “feito é melhor do que perfeito!”

Independente da estratégia que você venha a adotar, não implemente aquelas promoções “metade do dobro do preço”, pois além de correr o risco de ser penalizado pelos órgãos de fiscalização, causam aversão do cliente a sua marca. Inclusive por conta deste comportamento no Brasil a black friday recebeu um termo pejorativo “Black fraude”.

Então seja transparente e honesto com seus clientes, divulgue seus produtos ou serviços sem pegadinhas, assim seu negócio pode conquistar clientes fidelizados.    

Gestão e Controle

Controlar todos estes fluxos podem ser um pesadelo antes, durante e depois da black friday. E aqui é onde um sistema de gestão se torna uma ferramenta importante para facilitar o trabalho e permitir que seu foco esteja em proporcionar a melhor experiência de consumo.

Desde o recebimento das mercadorias ou registro das ordens de serviço, até a entrega do produto ou execução dos serviços. O andamento dos processos poderá ser acompanhado no sistema. Bom para sua empresa, bom para você e bom para seus clientes. 

Se quiser saber mais sobre como o X2 pode te ajudar nesta tarefa, fale conosco e vamos juntos acelerar sua empresa na black friday.

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